O SIAEP se constitui em uma moderna ferramenta de informática de apoio aos alunos, técnicos administrativos, professores e gestores do ensino no Estado. É uma ferramenta que possibilita a gestão informatizada da vida acadêmica, administrativa e funcional das escolas da rede estadual de ensino. Foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a gestão de informações de todas as atividades básicas das unidades de ensino, via internet. 
 
o sistema armazena informações inseridas pelos professores (conteúdo, frequência e notas) dos alunos matriculados previamente pela direção da escola; os supervisores acompanham as atividades dos professores e os pais dos alunos entram no sistema para verificar o conteúdo, a frequência e as notas. Além disso, diversos setores da Seduc acessam os relatórios gerenciais disponíveis no sistema.
 
 
O acesso ao sistema é feito de forma individual com controle de usuários por meio de login de acesso e senha. Cada indivíduo que acessa o sistema tem um perfil, como por exemplo: diretor, professor, aluno, etc. O perfil de cada usuário identifica o nível de acesso às informações necessárias.
 
Os indicadores facilitarão a extração de indicadores quantitativos do ensino, obtenção de avaliações qualitativas baseado em dados quantitativos e irá possibilitar o armazenamento de dados de várias unidades em um único ponto de acesso, permitindo uma visão macro do sistema educacional.